top of page

TERAPIA ON-LINE

  • Foto do escritor: Angelo Salignac
    Angelo Salignac
  • 28 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2021

Livro de Katie Moraes de Almondes e Maycoln L. M. Teodoro, HOGREFE, 2021, ISBN 978-65-89092-04-9.

Para o nosso primeiro comentário, o tema da hora: terapia on-line.

A imagem que fazemos de uma sessão psicoterápica é quase arquetípica: um Psicólogo e seu cliente, num ambiente acolhedor, o profissional tomando notas e o cliente num divã ou poltrona, relaxado, seguro...

A Psicanálise foi a pioneira no desenvolvimento de embasamentos teóricos que geraram as muitas psicoterapias hoje disponíveis, e grande responsável pela visão que descrevemos. Sua influencia foi tão forte que muitos se esquecem das origens do que hoje chamamos de Psicoterapia: a conversa isolada, secreta, cujos elementos mais importantes sempre foram o encontro, a presença, o diálogo direto, a troca, a empatia e o crescimento que resultam dessa construção. Sempre foi assim.

Mas sempre será assim?

O aconselhamento puro e simples evoluiu para a prática psicoterápica, deixando de ser mera conversa privada para se tornar um método sistemático de facilitação do autoconhecimento, suporte em situações de crise, ajuste de comportamentos disfuncionais, tratamento de transtornos mentais e mais.

Mas um dia, muito mais longe do que imaginamos, um espaço antes circunscrito, limitado, foi ampliado: a tecnologia levou o consultório a qualquer lugar em que fosse necessário.

No excelente livro de Almondes e Teodoro aprendemos que desde 1972 são feitos ensaios metódicos na direção da psicoterapia on-line; iniciativas pioneiras são detalhadas e chegamos até ao CVV (clique para conhecer: Centro de Valorização da Vida) e a plataforma e-Psi, mantida pelo Conselho Federal de Psicologia.

Aspectos práticos da terapia on-line, processos avaliativos, comentários sobre resoluções do Conselho Federal de Psicologia e projeções sobre os avanços são abordados de maneira competente, sintética, eficiente, de tal maneira que aprendemos com prazer.

Uma crítica? Sim, claro: os autores optaram pela síntese - talvez por isso trataram de maneira bastante resumida o uso e a variedade das ferramentas disponíveis aos profissionais.

O livro serve para todos, é bastante informativo, a linguagem é clara, sem tecnicismos desnecessários.

A maior virtude da obra é a competência em responder a uma pergunta que todos que lidam a sério com o tema se fazem: a terapia on-line realmente funciona? Sim, a terapia on-line pode ser bastante efetiva, pois permite o encontro expressivo entre quem necessita de apoio e ajuda e o profissional habilitado e bem informado.


Commenti


©2021, por Angelo Salignac.

bottom of page